Londrina garante a vice-presidente Sul do Fórum Nacional de Gestores de Políticas Públicas; escolha ocorreu durante evento realizado em Brasília
Cidade integra fórum nacional de políticas para jovem
Lorena Pires Rostirollamailto:Rostirollan.com@sercomtel.com.br
O Paraná levou a maior bancada para o 1° Encontro Nacional de Gestores de Políticas Públicas de Juventude (PPJ) e Londrina assumiu a vice-presidência Sul do Fórum Nacional de Gestores de Políticas Públicas. O encontro ocorreu em Brasília, de 5 a 7 de fevereiro, com programação que incluiu a reformulação estrutural do fórum nacional, o fortalecimento da cooperação entre gestores de órgãos municipais, estaduais, governo federal e o investimento em formação.
Com participação de mais de 150 gestores de juventude de todo o país, o encontro nacional foi organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e teve apoio do Banco Mundial e do governo do Distrito Federal. Participaram da abertura, momento mais solene de todo o evento, além do secretário nacional de Juventude, Beto Cury; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci; o secretário-geral da Organização Iberoamericana de Juventude, Eugenio Ravinet; o secretário-adjunto de Justiça e Cidadania do GDF, Paulo Castro; parlamentares, prefeitos, gestores e representantes da sociedade civil.
Na abertura, o ministro Luiz Dulci, assinou a proposta de adesão do Brasil como membro pleno na Organização Iberoamericana de Juventude (OIJ) que deve concretizar importantes iniciativas. A OIJ, desde 1996, é o único organismo multilateral na área governamental de juventude, promove a cooperação e o diálogo na área juvenil entre 21 países iberoamericanos. O Brasil, apesar de ter iniciativas em políticas públicas de juventude, ainda não assinou a ata de fundação da OIJ e participa dos trabalhos somente como observador. Com a filiação, o país poderá se integrar em discussões sobre o tema, como a Convenção Iberoamericana dos Direitos dos Jovens, realizar intercâmbios e cooperações técnicas com outros países.
Londrina enviou como representantes dois gestores: Tiago Andrey de Abreu, assessor de Juventude da Prefeitura de Londrina e coordenador do Fórum Estadual de Gestores de Políticas Públicas de Juventude; e André Leonardo Guimarães, também assessor da prefeitura, lotado na Secretaria de Cultura, membro do fórum estadual e vice-presidente do Conselho Municipal de Juventude (Conjuve) de Londrina.
Para Tiago de Abreu, graças ao investimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em segmentos como juventude, mulheres, combate ao racismo, entre outros, as políticas públicas nestas áreas estão tendo grandes avanços e sendo dinamizadas. “A atuação potencializa ações e integra todos os gestores. Tanto que, por unanimidade, foi definido que o objetivo do fórum nacional é se tornar uma instância como a Frente Nacional de Prefeitos e o Fórum Nacional de Habitação. A intenção é garantir a estruturação das ações como política de estado”, ressaltou.
André Guimarães reforçou a importância da posição do presidente Lula e destacou que, a partir do encontro nacional, as PPJ estarão cada vez mais credenciadas como ações resolutivas de governo. “Estamos vivendo um momento histórico. Nunca, em nosso país, os jovens tiveram espaço de debate, a não ser as ruas para protestar e as entidades representativas. Isso está mudando e, com certeza, vai melhorar ainda mais o nosso país”, comemorou.
Na reformulação do Fórum Nacional de Gestores de PPJ, Tiago Andrey de Abreu assumiu, por Londrina e Paraná , a vice-presidência Sul, representando os três estados da região. O fórum nacional está configurado agora com uma presidência, que ficou com Belo Horizonte (MG) e cinco vice-presidências, uma para cada região do País. A representação do Paraná no fórum nacional, passou de Londrina, para o Município de Bandeirantes, com o coordenador de juventude Tiago Dedoné. (Londrina, 9 de fevereiro de 2007)
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial